Capa » Notícias » Prefeitura Promove Gincana de Educação Ambiental

Prefeitura Promove Gincana de Educação Ambiental

A Prefeitura Municipal de Ribeira, através da Secretaria do Meio Ambiente  em parceria com as Escolas Julia da Silveira Mello e Diógenes Ribeiro de Lima, promoveram uma viagem a cidade de Curitiba – PR. A viagem foi uma forma de premiar os participantes da “Gincana de Recolhimento de Pilhas, Baterias e Óleo de Cozinha Usados”.

Os alunos vencedores foram ao Cine Mark do Shopping Mueller, assistirem a uma sessão do Filme “A Bela e Fera” em 3D, além de fazerem um tour pela capital paranaense.

Rafael Tamanho,  secretário de Meio Ambiente, afirmou que as atividades de educação ambiental têm que ser de teor participativo, inseridas no contexto da escola pública, para que as pessoas tenham condições de opinar e decidir sobre as questões ambientais no futuro. “E por meio dos Grupos de Liderança  que propusemos nessa ação, ouvindo as necessidades das escolas, sempre com a participação efetiva dos alunos na gincana, colocando a mão na massa”, diz.

Dados

Cerca de 5,2 milhões de pessoas morrem por ano no mundo, vítimas de doenças transmitidas pelo lixo ou pelo seu incorreto descarte. Aproximadamente 3 milhões de toneladas de lixo doméstico são gerados por dia no planeta e a previsão é que esta quantidade dobre até 2025. De acordo com dados do CEMPRE (Compromisso Empresarial para Reciclagem), o Brasil gera diariamente cerca de 150 mil toneladas de lixo urbano.

Deste montante, 76% são depositados em lixões a céu aberto, isto é, a cada quatro sacos de lixo, três são destinados de forma incorreta. Apenas 13% vão para aterro controlado, 10% para aterro sanitário e 1% é tratado. A destinação inadequada de lixo contamina água, solo, ar e ainda prejudica a saúde humana.