Capa » Notícias » Os rios do município foram o mote das ações em comemoração ao Dia Mundial da Água em Ribeira

Diversas atividades foram realizadas em Ribeira, como comemoração ao Dia Mundial da Água. Visitas à Sabesp, palestras, plantio de mudas e limpeza do rio Ribeira foram algumas das ações, desenvolvidas pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, em parceria com outras entidades e iniciativa privada. Além das atividades, foi lançado também o projeto Caminho dos Ipês, cujo intuito é o plantio de 200 mudas da árvore às margens dos rios Ribeira e Catas Altas.

As ações deram início com a visita dos alunos à Sabesp. Ao longo da semana, as escolas Diógenes Ribeiro de Lima e Julia da Silveira Melo levaram alunos para uma visita guiada à estação. No local, aprenderam sobre todo o ciclo de captação, tratamento e distribuição da água que chega as suas casas, sob a supervisão do funcionário Custódio, que desempenha esta função há cerca de 30 anos.

Depois da visita, todos foram recepcionados com pipoca e refrigerante pelo secretário do Meio Ambiente, Rafael Tamanho, entusiasta da atividade. De acordo com ele, é importante que as crianças conheçam todo o ciclo que a água do rio percorre até chegar às suas torneiras, para que valorizem esse bem e pratiquem o uso consciente da água.

Outra ação também em parceria com a educação foi a palestra que o secretário realizou com os alunos da escola Julia da Silveira Melo, do bairro de Catas Altas. Além de tratar da importância da água o mote da conversa foi os cuidados com os rios do município, partindo de referência geográficas, históricas e pessoais, tamanha importância hídrica da região.

Caminho dos Ipês

No sábado, em parceria com a escola Diógenes Ribeiro de Lima, cerca de 30 alunos, mais voluntários, participaram do plantio de 25 mudas de ipês às margens do rio Ribeira. A ação também marcou o lançamento do projeto “Caminho dos Ipês”, cujo intuito é plantar 200 mudas desta árvore às margens dos rios Ribeira e Catas Altas.

No mesmo dia, em parceria com Elias Parambu, da cidade vizinha de Adrianópolis, foi realizado um rrastão de Limpeza do rio Ribeira, tanto no lado do Paraná quanto do Estado de São Paulo. Voluntários navegaram o rio coletando entulhos e lixo deixados às margens e no próprio rio. O resultado dos dois lados deixa claro o quanto a população ainda não entendeu a necessidade de preservação: sacos de lixo foram contabilizados no final da ação, que também reitera a beleza do rio e sua navegabilidade.

Para finalizaras ações do dia, foram entregues nos bairros do município 10 coletores de resíduos (lixeiras), confeccionados a partir de pallets doados pela empresa Supremo Cimentos, para a população armazenar e descartar o lixo de maneira correta.

Para o secretário, a agenda proposta foi bem aceita pela população, contudo, só foi possibilitada a partir da parceria com outras secretárias, escolas, vereadores,iniciativa privada e voluntários. “Não fazemos nada sozinhos, por isso gostaria de agradecer a cada um que esteve, de alguma forma, conosco nessa ação do Dia Mundial da Água”, agradeceu.