Capa » Notícias » Jovens participam de cerimônia para dispensa do Serviço Militar em Ribeira

Jovens participam de cerimônia para dispensa do Serviço Militar em Ribeira

A Câmara Municipal de Ribeira, sediou no último dia 21/07, a cerimônia solene de Juramento à Bandeira Nacional entre os jovens do município que passaram pela dispensa do alistamento militar deste ano. O evento reuniu mais de 16 jovens e seus familiares. O Hino Nacional foi cantado e todos os jovens nascidos em 1999 e anos anteriores receberam o Certificado de Dispensa da Incorporação, após o ato de Juramento a Bandeira.

No ano em que o cidadão completa 18 anos, ele tem o compromisso de se alistar ao Serviço Militar desde o primeiro dia útil de janeiro até último dia útil de junho. Após estas datas ele se encaminha até a Junta Militar para o agendamento do Juramento à Bandeira Nacional.

A secretária da 128ª Junta Militar de Ribeira, Sandra Sare, explica que esse é um dos eventos mais importantes para o jovem, pois “sem esse documento, eles não conseguem trabalhar em empresa idônea, não conseguem tirar outros documentos”. Complementa Sandra.

Jonas Batista, que é presidente da Junta Militar do município, também falou aos jovens. “Vocês estão completando mais uma etapa do dever cívico, iniciando nova fase na sociedade em que cada um faz sua parte, construindo um país, uma cidade melhor”, ressaltou Jonas.

Acompanhando o evento, estiveram também, o vice prefeito Mario Aparecido, o Vereador Sávio Batista e o Presidente da Câmara Municipal de Ribeira Benildo do Nascimento. Benildo, manifestou a alegria e importância, dessa nova fase na vida de desses jovens e que a partir de hoje passam a responder civilmente pelos seus atos já como adultos.

O juramento à Bandeira Nacional acontece anualmente entre os meses de julho e agosto, e é obrigatório a todos os jovens de 18 anos ou mais para regularização perante o Serviço Militar.